Quinoa, um alimento poderoso!

Quinoa, um alimento poderoso!

Originário da África do sul, é considerado por muitos, um alimento poderoso e nutritivo, ele é rico em proteínas, fibras, ferro, fósforo, cobre, manganês, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina E, calcio e omegas 3 e 6 e zinco.

A proteína que ele contém é uma proteína completa e idêntica à da carne contendo os nove aminoacidos, sendo por isso um alimento bom para desportistas que querem recuperar e manter uma boa musculatura. Considerado como o “ouro dos incas” já era usado para aumentar a resistência dos guerreiros.

Para além da proteína, é rica em ferro, sendo o alimento ideal para vegans e pessoas que consomem pouca ou nenhuma carne, evitando assim ter anemia.

Por ser tão nutritivo, é um alimento que consumido regularmente ajuda em diversos problemas de saúde, como a enxaqueca, problemas cardiovasculares, diabetes, colesterol, osteoporose, hipertensão, nervosismo, obstipação, entre outros. A quinoa reforça o sistema imunitário, e pode ser consumida por intolerantes ao gluten.

A quinoa acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordurinhas, sendo por isso um bom aliado para quem quer emagrecer. Pode substituir o arroz e as massas por quinoa obtendo assim uma refeição mais nutritiva e uma alimentação mais equilibrada.

Receita de Quinoa

Coza 2 chávenas de chá de quinoa em água e sal. Depois de cozida, escorra muito bem para que fique soltinha e seca. Reserve.

Numa Wok ou frigideira anti aderente, corte cebola em meia lua, alho às rodelas, pimento aos bocadinhos pequeninos ou em tiras, e regue com azeite virgem extra. Quando estiver alourado, junte cogumelos frescos, courgette e/ou beringela aos pedacinhos, abóbora, pimento, ervilhas ou outros legumes a gosto.

Tempere com pimenta preta e açafrão. Quando estiver bem salteado e cozinhado junte a quinoa ao preparado e misturar bem. Junte ainda cenoura ralada, sementes de sésamo e pedacinhos de amêndoa. Misture bem e sirva de imediato.

 

Comentários Recentes

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    Susana Campos
    21/12/2018 at 19:13 Responder

    Peço desculpa mas a quinoa não é originária da África do Sul:

    A quinoa (/ˈkiːnwɑː/; transliteração: ‘quínua’; do Quechua: kinwa) é uma espécie de planta (Chenopodium quinoa Willd.; Amaranthaceae) nativa da região andina do Peru, Bolivia, Equador e Colômbia, onde foi domesticado há cerca de 3.000 a 4.000 anos para consumo humano, embora existam registros arqueológicos de uso de sementes não domesticadas para uso pastoril há cerca de 5.200 a 7.000 anos.[1] Produz um grão considerado muito importante à alimentação e à vida do homem no altiplano andino.[2]

    Originária das alturas dos Andes e conservada por quechuas e aymarás, com suas 3.120 variedades.

    Após a invasão espanhola, os alimentos autóctones, como a quinoa, o amaranto e a maca, caíram paulatinamente em desuso e foram substituídos pelos grãos consumidos na Europa, como o trigo e a cevada.[3]

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    Evangelina Jacinto
    03/07/2019 at 15:11 Responder

    Adoro as vossas receitas a quinoa com os legumes deve ficar deliciosa. Agradeço sempre que possível me envie receitas. Deixei de comer carne. Obrigada.

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